Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

O Profissional da Psicologia No contexto de Saúde Mental




Sabemos que hoje em dia a saúde se tornou uma das principais preocupações das pessoas, são tantas as buscas por uma vida prolongada, por uma saúde e por uma estética perfeita que nós indivíduos contemporâneos ficamos perdidos por tantas coisas que temos que nos proteger e prevenir e objetivos que temos que alcançar para acompanhar o desenvolvimento da sociedade e até para sermos aceitos em determinados grupos. Toda essa preocupação, o mundo estressante em que vivemos as aceitações que temos que alcançar faz com que nós indivíduos nos preocupemos muito com o bem estar físico acabando esquecendo-se da nossa higiene mental. Não só a preocupação com a estética, mas também o mundo em que vivemos a correria do dia – a – dia acabam acarretando uma série de fatores e que em conjunto causa um prejuízo muito significativo em nosso bem estar psicológico e em nossa higiene mental. E essas preocupações geram tantos prejuízos na vida do indivíduo que acaba acarretando em patologias relacionadas ao mundo psíquico e também ao mundo biológico.
O principal objetivo de nós psicólogos contemporâneos está voltado ao trabalho em relação ao processo de adaptação do sujeito enquanto individualidade em constante desenvolvimento para o maior aproveitamento de suas potencialidades. Realizando um trabalho profilático ou psicoterapêutico conseguimos desenvolver uma pratica educativa da higiene mental nos indivíduos possibilitando uma organização psicológica da personalidade afirmativa. Com esses objetivos, nós Psicólogos trabalhamos com a saúde mental dos indivíduos buscando uma capacidade de estabelecermos vínculos com as pessoas, possibilitando encontrar formas de suportar o mal-estar e as dores que apresentam fugindo ao nosso controle através de critérios de avaliação e o próprio indivíduo e o seu mal-estar psicológico agindo de três formas: Prevenção, Promoção e Intervenção.
Tendo por conhecimento o processo e a revolução que a saúde mental teve durante todo este tempo, percebo o quanto melhorou nos métodos de intervenção e até mesmo na abordagem com pacientes portadores de sofrimento mental, hoje temos conhecimentos importantes que nos possibilita desenvolver um bom trabalho com pacientes desse perfil. Realizando um trabalho na ASADOM pude compreender como é trabalhar com pacientes portadores de sofrimento mental, desde o desenvolvimento do trabalho, o modo de como realizar as atividades, de acolhimento e até mesmo o trabalho com a equipe multidisciplinar me fez compreender como é diferente a atuação do psicólogo neste contexto. O modo de como abordamos e até mesmo desenvolvemos o trabalho com indivíduos neuróticos e psicóticos se distingue principalmente através da fala. Os Neuróticos se comunicam através da comunicação oral e os psicóticos através da arte, por isso o profissional que atua na área da saúde mental e principalmente o psicólogo deve ter esse conhecimento, até por que para não se decepcionar ao desenvolver o seu trabalho.
Assim compreende-se que através de todo esse conhecimento adquirimos possibilidades de intervenções mais bem estabelecidas, tendo a compreensão do diagnóstico que o indivíduo apresenta conseguimos distinguir a formas de como abordaremos e de como iremos realizar os métodos de intervenção para que o indivíduo possa conseguir alcançar a sua higiene mental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário