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terça-feira, 6 de julho de 2010

Percorrendo pela história Existencial – Fenomenológico – Humanista

O homem vivia na “escuridão” religiosa provocada pela manipulação do clero, o poder supremo. Todos os questionamentos, dúvidas, conflitos eram “resolvidos” pela Fé. O conhecimento provinha da religião e sua doutrina. Com a Renascença, que deu espaço para a expressão das artes e o conhecimento que delas emanam, o cenário antes dominado exclusivamente pela religião se alterou. A religião e seu poder ainda predominavam... Mas após a renascença estava aberta a “brecha” para a entrada de outros saberes na sociedade.
A Revolução Copernicana que intensificou a vivência de uma ruptura entre o saber coletivo e o saber individual faz emergir a subjetividade, que é o tema principal da filosofia moderna.
Diante de novas possibilidades e correntes de saberes surge o Sujeito Epistêmico, à grosso modo, é aquele que persegue os saberes que só poderia alcançar o saber de fato através de sua subjetividade, se livrando das contaminações coletivas e das manipulações se tornando assim um Sujeito Epistêmico Pleno, aquele que funde a subjetividade com a razão visando a busca de suas próprias certezas e o controle de seu destino.
A “invasão” da sociedade pelos saberes propiciou o surgimento do Sujeito Epistêmico Pleno, mas, por outro lado houve aqueles que não deram conta de conter as angústias geradas pela liberdade e pelas possibilidades e se “perderam” no trajeto da constituição da plenitude. Surge assim o sujeito da Psicologia, aquele que precisa de auxilio para se “encontrar”, é um sujeito limitado por si mesmo, um vir-a-ser.
No séc. XVIII surge o Iluminismo, que é a prática da Renascença. É a emancipação do homem através da razão (momento auge das ciências).
No séc. XIX aflora o Romantismo, o Liberalismo e o Regime Disciplinar, que contribuíram imensamente para a construção do espaço psicológico através do “jogo” antagônico do Romantismo e Liberalismo e do contraste causado pelo Regime Disciplinar que propunha organização, regras, limites...
Ainda no séc. XIX surge a Psicologia. Mas uma Psicologia “possuída” pelo ideal positivista, marcada pela objetividade. Wundt moldou a psicologia de acordo com o9s parâmetros positivistas, o que exclui da psicologia a subjetividade.
Não há psicologia sem seu objeto de estudo (o motivo de sua existência) o homem, e falar do mesmo sem envolver a subjetividade gera uma limitação. Assim a Psicologia se dividiu- Behaviorismo, Existencial Fenomenológico Humanista, Psicanálise- tendo em comum a linguagem, pela qual o sujeito e o objeto se constituem que diz diversas e diferentes formas, configurando o espaço psicológico que visa “configurar” o seu sujeito.

Um comentário:

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