Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de julho de 2010

ANÁLISE DO FILME BICHO DE SETE CABEÇAS

O filme conta a história de Neto um personagem que tinha um relacionamento difícil com o pai. Senhor Wilson o pai de Neto, não compreendia a vida do filho querendo que ele vivesse da forma em que ele quisesse e esta cobrança e uma imagem errônea que ele tinha do filho fez com que o filho apresentasse um comportamento de revolta em relação ao pai com o intuito de afronta em relação à imagem paterna. Assim Neto começou a apresentar comportamentos agressivos e com o fato do pai descobrir que o filho estava fazendo uso de substancias psicoativas toma a iniciativa e internar-lo em um manicômio com o intuito de o filho melhorar seu comportamento e, segundo o pai, extinguir o vício que o filho tinha por estas substancias.
No manicômio Neto sem entender direito o que estava acontecendo fica muito nervoso e acha que é um mal entendido então os enfermeiros aplica o remédio nele e então ele adormece. No manicômio Neto não teve os cuidados esperado porque nem foi examinando por um profissional e foi internado somente pelas supostas conclusões dos pais. Assim surge uma angustia em Neto pela situação em que esta sendo remetida. No manicômio percebi que era um lugar despreparado para o convívio de seres humanos. Diagnósticos mal feitos, ambiente despreparado, falta de cuidado com os pacientes entre outros fatores que, em vez de contribuir para um quadro progressivo estava regredindo os pacientes para um estado nefasto, com o uso de medicamentos de uma forma desnecessária os pacientes acabaram desenvolvendo distúrbios que não contribuíam com o seu progresso. Como pude perceber distúrbios motóricos eram bem presentes entre os pacientes e pela situação em que Neto foi submetido começou a desenvolver um distúrbio cognitivo pelo fato de começar a delirar escutando vozes e também distúrbio emocional pela angústia que ele estava sentindo dentro daquele contexto.
Assim Neto já muito angustiado, não dando conta mais da situação tenta suicídio, mas é socorrido a tempo e o pai então resolve levá-lo para casa. Neste filme acredito que faltou um fator muito importante que é o dialogo, se o pai procurasse compreender o filho dialogando com ele e, compreendendo um a situação do outro talvez não chegasse a esta situação, o pai com o intuito de ajudar o filho acabou atrapalhando e fazendo com que o filho adquirisse uma angústia muito grande em relação a este fato marcante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário